Médium Intuitivo


A TRANSMISSÃO DO PENSAMENTO TAMBÉM SE DÁ POR MEIO DO ESPÍRITO DO MÉDIUM, OU, MELHOR, DE SUA ALMA, DESIGNAMOS O ESPÍRITO ENCARNADO. O ESPÍRITO LIVRE, NESTE CASO, NÃO ACTUA SOBRE A MÃO, PARA FAZÊ-LA ESCREVER; NÃO A TOMA, NÃO A GUIA. ACTUA SOBRE A ALMA, COM A QUAL SE IDENTIFICA. A ALMA, SOB ESSE IMPULSO, DIRIGE A MÃO, E ESTA DIRIGE O LÁPIS. NOTEMOS AQUI UMA COISA IMPORTANTE: É QUE O ESPÍRITO LIVRE NÃO SE SUBSTITUI À ALMA, VISTO QUE NÃO A PODE DESLOCAR. DOMINA-A, MAU GRADO SEU, E LHE IMPRIME A SUA VONTADE. EM TAL CIRCUNSTÂNCIA, O PAPEL DA ALMA NÃO É O DE INTEIRA PASSIVIDADE; ELA RECEBE O PENSAMENTO DO ESPÍRITO LIVRE E O TRANSMITE. NESSA SITUAÇÃO, O MÉDIUM TEM CONSCIÊNCIA DO QUE ESCREVE, EMBORA NÃO EXPRIMA O SEU PRÓPRIO PENSAMENTO. E O QUE SE CHAMA MÉDIUM INTUITIVO. 


MAS, SENDO ASSIM, DIR-SE-Á, NADA PROVA SEJA UM ESPÍRITO ESTRANHO QUEM ESCREVE E NÃO O DO MÉDIUM. EFETIVAMENTE, A DISTINÇÃO É ÀS VEZES DIFÍCIL DE FAZER-SE, PORÉM, PODE ACONTECER QUE ISSO POUCA IMPORTÂNCIA APRESENTE. TODAVIA, É POSSÍVEL RECONHECER-SE O PENSAMENTO SUGERIDO, POR NÃO SER NUNCA PRECONCEBIDO; NASCE À MEDIDA QUE A ESCRITA VAI SENDO TRAÇADA.

O PAPEL DO MÉDIUM MECÂNICO É O DE UMA MÁQUINA; O MÉDIUM INTUITIVO AGE COMO O FARIA UM INTÉRPRETE. ESTE, DE FATO, PARA TRANSMITIR O PENSAMENTO, PRECISA COMPREENDÊ-LO, APROPRIAR-SE DELE, DE CERTO MODO, PARA TRADUZI-LO FIELMENTE E, NO ENTANTO, ESSE PENSAMENTO NÃO É SEU, APENAS LHE ATRAVESSA O CÉREBRO. TAL PRECISAMENTE O PAPEL DO MÉDIUM INTUITIVO. 

0 comentários: